string(1) "1"
 

Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de mar?o de 2019.
14/10/2016
Sonorização de igrejas
Como microfonar um coral de igreja?

Em templos de pequeno e médio porte, principalmente, é comum encontrar problemas na captação e reprodução do coral, o que faz com que as músicas não preencham o ambiente de maneira harmoniosa.

Trata se de fato de um tema complexo e no fim cada caso é um caso, mas vale se atentar a algumas dicas que visam equilibrar cada uma das vozes para que soe natural e, assim, coloca todos para entoar em conjunto as canções.

Para dispor das melhores condições de som no seu templo, busque por microfones que atendam bem às suas necessidades. Com isso, é bom conhecer os diferentes tipos de produtos. Microfone omnidirecional: por captar o som de todas as direções, esse tipo de microfone valoriza o som ambiente natural, bem como facilita a captura de grupos vocais.

Microfone unidirecional: capta com eficiência os sons oriundos de uma direção, apenas. Nessa categoria, para a microfonação de um coral, microfones cardióide têm sido a escolha mais popular, pois direcionam melhor a origem do som que você deseja captar do coral, deixando a experiência mais proveitosa.

Tendo a escolha do microfone definida, o coral já pode encontrar um norte para alcançar as fileiras de trás do templo. No entanto, algumas outras dicas de microfonação podem ser seguidas. Confira!

Quantos microfones utilizar?

Para um coral, privilegia-se o menor número possível de microfones, pois isso facilita a sonorização mais natural das vozes.
Entretanto, há um consenso técnico sobre a proporção de microfones e vozes no coral da sua igreja. Para um coral de dez a 15 vozes, distribuídas em até três fileiras, usa-se um microfone. Corais com até 50 vozes são melhor interceptados por três microfones, garantindo um equilíbrio pontual na captação do coro.

Qual a posição e distância do microfone?
 
Não há um consenso geral a respeito da distância dos microfones no coral da igreja, mas vale a experiência para encontrar o ponto ideal. A segunda fileira tende a ser o destino predileto de técnicos, enquanto outros acomodam o equipamento logo acima da cabeça, na terceira fileira.

Com relação à distância que o microfone deve ficar do coral, uma regra importante: caso use mais de um microfone no coral, deve-se respeitar a distância de 3:1 entre cada. Isso significa que o microfone que estiver a um metro dos cantores da primeira fileira deve estar a três metros de distância do microfone seguinte.

A regra é importante para garantir a melhor qualidade de captação do áudio. Mas, caso usem somente um microfone, entre 60 cm e um metro de distância do coro é o suficiente.

Qual a altura correta?

Amplificar o som não significa, necessariamente, que o volume deve estar no máximo. Faça testes e encontre o ponto ideal para que não fique excessivamente alto, mas tampouco baixo o suficiente para que o som não chegue às fileiras de trás.

Devo utilizar o equalizador?

Embora o equalizador seja um aliado fundamental na procura da sonoridade ideal, os ouvidos não devem ser ignorados. Utilize-os para buscar a melhor maneira de equalizar o alcance da voz do coral, para que ele seja harmônico por todo o ambiente.

Qual a posição estratégica dos microfones?

Além da distância precisa entre o microfone e o coral da igreja, é válido manter o equipamento em posições igualmente estratégicas para evitar microfonia e, também, aproveitar qualitativamente o som captado. Por isso, afaste os microfones das caixas de som e outras fontes sonoras. Com isso, ganha-se na mixagem e para adicionar outros efeitos.

Seguindo essas dicas, e experimentando de acordo como espaço disponível no templo, é possível valorizar ainda mais o talento do coral da sua igreja. Dedique um tempo a mais em compreender como o som se propaga no ambiente e torne cada encontro entre féis um espetáculo digno de bis.



Atalhos da página

 

Depoimentos

Contato

Lando Eletro-Acústica
Rua Antenor Bergamo, 510
Bairro Parque dos Cocais - Valinhos/SP
CEP 13273-182
Telefone: ​ 55 (19) 3244-5182
contato@lando.com.br
Rede Corporativa e-Solution Backsite