string(1) "1"
 

Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de mar?o de 2019.
14/10/2016
Sonorização de Ambientes
Sonorização de ambiente, por onde começar?

Antes de se pensar em qualquer projeto de sonorização de ambientes, é interessante que analisemos algumas variáveis. Alguns itens devem ser definidos antes de iniciar qualquer sonorização, confira alguns deles:

Planejamento

Primeiro é preciso saber qual tipo de ambiente que será sonorizado. Igreja, salão de festa, escritório, residência, consultório, lojas, bares, shoppings, escolas, hospitais, supermercado, entre outros. Tenha em mente quais serão as aplicações desta sonorização. Festas, uso de microfone, CD, DVD, PC, audiovisual. Outra dica é reparar se o ambiente é ruidoso. Se fica próximo a alguma grande avenida, se possuem fábricas ou grandes obras na região, se é próximo de aeroportos.

Orçamento

Já sabe o quanto pretende gastar? Não há como não falar do orçamento. Se ele está apertado, será preciso deixar algumas extravagâncias de lado e investir no necessário e muitas vezes no básico. Porém, lembre-se que um bom sistema de Som para Ambiente pode ser uma forma inteligente de lhe trazer muito dinheiro.

Aparelhos
 
Para dimensionar os equipamentos devemos e levar em consideração um número de variáveis.
O propósito: Um sistema de transmissão de voz em um auditório é bem diferente de um sistema de som ambiente de uma loja ou de um sistema para salão de festas.
O Tamanho: Além da largura e do comprimento, a altura e a variação da altura no ambiente são importantes
A acústica: Dependendo das características acústicas de um ambiente diferentes equipamentos devem ser escolhidos.
 
Potência
 
Dependendo do tipo e aplicação a potência pode variar de poucos Watts a milhares de Watts por ponto. Em geral a necessidade de potência é superestimado. Para um som ambiente por exemplo 3 a 10 W são valores típicos por ponto de som. A potência necessária de cada ponto dependo da eficiência da caixa usada, da altura de montagem e da necessidade de volume máximo. Muitas vezes pontos com potências diferentes são usados em projetos bem feitos para garantir a uniformidade de volume no plano de audição.
Um engano muito comum é achar que a potência de amplificação deve ser menor que a soma das potências de cada ponto. O contrário é a verdade. Um bom sistema de som sempre tem que ter potência de amplificação sobrando para evitar perda de qualidade e dando ao equipamento.
 
Impedância
 
A impedância talvez seja uma das medidas menos compreendidas no áudio e ao mesmo tempo tem importância primordial.
Em geral a impedância ligada a um amplificador tem que ser igual ou maior que a impedância especificada do amplificador. Se o amplificador for concebido para trabalhar em 4 ohms a caixa ligada a ele tem que ter no mínimo 4 ohms ou mais. Se as caixas tiverem 8 ohms pode se ligar duas caixas em paralelo. Muitos amplificadores residenciais trabalham com um mínimo de 8 ohms, neste caso caixas de 4 ohms ou duas de 8 em paralelo não podem ser utilizadas. Para sistemas de som ambiente com mais de 4 caixas o casamento de impedância com ligações em série e paralelo não é mais recomendável, devendo se optar por sistemas de tensão constante e transformadores de linha nas caixas para o devido casamento de impedância.


Dicas Gerais
 
– Bons resultados são obtidos, na prática, quando as caixas estão a uma distância adequada de acordo com a altura.
– Em paredes instalar as caixas a uma altura aproximada de 2,5m;
– Quanto mais perto do ouvinte, menos potência precisa ser destinada à caixa. Todavia, menor seu campo de atuação. A melhor opção é usar o bom senso;
– As caixas podem ficar inclinadas para baixo, formando um ângulo dede acordo com a altura de montagem.
– Use mais caixas acústicas e menos potência por caixa;
– Distribua uniformemente as caixas acústica;
– Use materiais absorventes, tais como: tapetes, painéis, quadros, cortinas e outros;
– Direcione apropriadamente as caixas para evitar reflexões;
– Evite construir ambientes quadrados.
 
Se estas dicas não esclareceram todas as dúvidas, entre em contato conosco e garanta a sonorização do seu ambiente com qualidade e segurança.



Atalhos da página

 

Depoimentos

Contato

Lando Eletro-Acústica
Rua Antenor Bergamo, 510
Bairro Parque dos Cocais - Valinhos/SP
CEP 13273-182
Telefone: ​ 55 (19) 3244-5182
contato@lando.com.br
Rede Corporativa e-Solution Backsite