string(1) "1"
 

Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de mar?o de 2019.
04/10/2016
Sonorização de Ambientes
6 dúvidas frequentes sobre sonorização de ambientes

Entender sobre sistema de sonorização de ambientes é um diferencial para atrair mais visitantes para seu negócio. Tire as dúvidas mais frequentes sobre sonorização/aparelhos e dê um passo à frente da concorrência.
 
1 - Qual a diferença entre o microfone dinâmico e condensador?
 
O microfone dinâmico utiliza um imã e um bobina de fio fino. Normalmente é mais barato e mais robusto, aceita grandes pressões sonoras sem distorção, não necessita de alimentação externa e é indicado onde as condições de captação forem mais severas, como palestras, apresentações, shows e reportagens.
 
Já o microfone condensador utiliza um princípio de um captador variável, um diafragma montado bem próximo a placa fixa. Esse tipo de microfone possui alta sensibilidade e menor saturação do sinal. Sua utilização requer alimentação elétrica, através de bateria interna ou do mixer de áudio. São recomendados para captação de som de alta qualidade em estúdios, ou para captação de instrumentos musicais.
 
2 - Quantas caixas acústicas eu preciso usar?
 
Não existe uma regra padrão para a quantidade correta de caixas necessárias para a sonorização de ambientes.
Aparecem na internet recomendações de usar uma caixa a cada X m² mas são sempre recomendações para um ambiente muito específico.
Para poder dimensionar corretamente o tipo e a quantidade de caixas necessárias é preciso levar em consideração vários fatores importantes:


  • Comportamento acústico do ambiente
  •  Ruído interno e externo
  •  Altura do ambiente
  • Layout e mobiliário
  • Paginação do forro
  • Tipo de sonorização (música, chamadas etc.)
  • Volume máximo desejando
  • Volume mínimo necessário
 
3 - Quanta potência eu preciso?
 
Assim como na quantidade de caixas, a potência necessária depende diretamente de vários fatores determinantes do projeto como todo.
Em geral a potência necessária é muito menor do que se imagina. Valores típicos são de 5 a 25 W por caixa. Para uma loja ou um consultório geralmente 80 W atendem com folga.
Não existe uma relação direta entre potência (Wrms) e pressão sonora (dB). Ambientes fechados como lojas, consultórios e escritórios, apresentam um melhor rendimento, ou seja, mas “dBs” com menos “Wrms”. Ambientes abertos como jardins, piscinas ou churrasqueiras dispensam a pressão sonora sendo necessário mais potência.
 
4 - Que tipo de caixa acústica eu posso usar?
 
Existem diversos tipos de caixas acústicas, para instalação de som ambiente, as mais utilizadas são: Caixas de embutir (no teto ou -menos comum- na parede) e caixas de sobrepor. A potência utilizada nas caixas geralmente não será alta, caixas de 5 a 20Wrms são mais que suficientes para sistemas de som ambiente. As arandelas podem ser redondas ou quadradas. O formato das arandelas de som não influencia na qualidade do som ambiente mas existe a questão estética.
 
5 - Qual amplificador eu devo utilizar?
 
Esta talvez seja uma das perguntas mais importantes. As exigências a um amplificador de som ambiente são bem diferente a um amplificador residencial ou mesmo de sonorização de palco.
Os amplificadores residenciais geralmente são projetados para serrem utilizados com 2 caixas (stereo) com potência intermediária. Amplificadores de palco usam potências muito altas para uma caixa só. No som ambiente precisamos de pouca potência dividida em muitas caixas. Embora seja possível adaptar cada tipo de amplificador para um sistema de som ambiente, corre se o risco de gerar problemas decorrentes de falta ou de excesso de potência e de erros de operação.
 
6 - Quanto tempo dura um sistema de som ambiente?

 
Um bom sistema de som ambiente com o casamento correto entre caixas e amplificação utilizando os componentes indicados pode durar 10 anos sem grandes necessidades de assistência técnica. Porem muitos sistemas de som ambiente usando adaptações ou soluções genéricas acabam apresentando problemas nos primeiros meses de uso exigindo constantes investimentos em manutenção.
 
Explore a tecnologia a favor do bem-estar dos seus pacientes, este recurso é influente para melhorar a experiência no seu consultório médico. Siga nossas sugestões e em caso de dúvidas, entre em contato conosco para deixar seu ambiente ainda mais agradável.



Atalhos da página

 

Depoimentos

Contato

Lando Eletro-Acústica
Rua Antenor Bergamo, 510
Bairro Parque dos Cocais - Valinhos/SP
CEP 13273-182
Telefone: ​ 55 (19) 3244-5182
contato@lando.com.br
Rede Corporativa e-Solution Backsite