string(1) "1"
 

Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de junho de 2019.
04/10/2016
Musicalização de Ambientes
Entenda sobre Sequência de Sinal de Áudio e Aparelhos

Um dos principais fatores que pode danificar os aparelhos de áudio é a falta de cuidado nos procedimentos de ligação dos alto-falantes, caixas de som em suas saídas, conexões padrões e fiação.
 
Para evitar esse tipo de problema é importante saber como ligar um equipamento de som de maneira correta, por exemplo, um microfone ou outro qualquer instrumento, conectar na mesa de mixagem com os devidos ajustes, entrar no pré-amplificador ou no equalizador, também com os devidos ajustes, para chegar ao amplificador de potência e depois nas caixas de som observando as ligações adequadas para compatibilizar o casamento de sinais da saída da potência de acordo com o número de caixas e a impedância dos alto-falantes.
 
O que são fontes de sinal?
 
Temos alguns exemplos como microfone, instrumentos musicais, computadores, gravadores, CD player, DVD, MD, entre outros.
 
O que é preciso saber sobre sequência de sinal?
 
Verifique os cabeamentos específicos para cada tipo de sinal. Verifique conectores e jacks também específicos para cada tipo de sinal. Verifique a compatibilidade em níveis de sinais e impedâncias de saídas e entradas. Observe o ambiente acústico, a posição e a localização das caixas de som.
 
Para que serve cada aparelho?
 
  • O microfone é responsável por captar as ondas sonoras e transformá-las em sinais elétricos. 
  • A mesa de som ou os consoles fazem as mixagens dos sinais de entrada, ganhos, controle de graves, médios e agudos, pré-amplificação, processadores de efeitos e endereçamento dos sinais para as devidas saídas.
  • Os equalizadores gráficos e paramétricos acertam a resposta da caixa e eventualmente reduzem as frequências que sobram na captação, projeção e acústica do ambiente.
  • O CROSSOVER faz a separação dos sinais a serem enviados a cada alto-falante. Tanto o CROSSOVER, quanto o divisor de frequência são filtros elétricos que separam os sinais a serem enviados a cada transdutor em função de sua frequência grave, médio ou agudo. 
  • O compressor é responsável por comprimir os picos sonoros evitando que sejam amplificados.
  • O limitador é um compressor que de tanto comprimir acaba limitando, e pode ser usado para proteger as caixas acústicas dos estalos e “tiros” dos cabos.
  • O expansor é responsável por pegar sinais muito baixos e aumenta-los para dentro de um nível pré-estabelecido.
  • Gate é um equipamento destinado a deixar ou não passar o sinal de áudio, ou seja, é uma porta que se abre ou não para deixar o sinal passar. É utilizado para cortar ruídos de fundo ou mesmo diminuir o tempo da ressonância de um instrumento.
  • O processador de efeitos (digital) altera o sinal de áudio para criar uma nova sonoridade que pode ser utilizada ou apenas adicionada ao sinal principal. A escolha depende do objetivo a ser alcançado.
  • Os consoles digitais substituem diversos aparelhos, possuem maior número de recursos para sonorização ao vivo e gravação, memória para diversas cenas, poder de processamento, transferência de arquivos e alonga distância e automação.
  • Os amplificadores são responsáveis por receber sinais de outros equipamentos tais como controle de mixagem, equalizadores, crossover e transformar em sinal de alta potência para estimular os alto-falantes das caixas acústicas.
  • Os DSP que significa Digital Signal Processor fazem o alinhamento das caixas acústicas, equalizadores paramétricos, filtros para corte de frequências, ajuste de delay, inversão de popularidade e limiter, tudo controlado por software.
  • As caixas acústicas servem para transformar um sinal elétrico em pressão sonora. Assim como o alto-falante converte energia elétrica em energia mecânica que depois em energia sonora. Compõe também as caixas acústicas: Tweeter (reproduzir os sons agudos), Driver com cornetas (reproduzir os sons médios), Woofers (reproduzir sins graves).

 
Mantenha-se atento quanto a função de cada aparelho, caso contrário é como ter em casa um som de alta fidelidade com um home theater conectado à um blu-ray e não saber utilizar todos os recursos de som que este aparelho pode oferecer.

Caso você tenha dificuldades para colocar em prática os procedimentos, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em garantir a qualidade do som no seu ambiente.



Atalhos da página

 

Depoimentos

Contato

Lando Eletro-Acústica
Rua Antenor Bergamo, 510
Bairro Parque dos Cocais - Valinhos/SP
CEP 13273-182
Telefone: ​ 55 (19) 3244-5182
contato@lando.com.br
Rede Corporativa e-Solution Backsite